Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Amazônia

Pesquisa registra novo aumento das áreas degradadas.

A  A  A     

10/09/2014 · atualizado em 10/09/2014

As ações políticas e sociais que tentam frear o desmatamento da Amazônia não estão sendo suficientes para mudar este preocupante cenário. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou que no período de um ano a floresta perdeu uma área que equivale duas vezes a cidade de São Paulo.

As informações do Inpe detalham que entre o mês de agosto de 2013 e julho de 2014 a perda do espaço florestal foi de 3.036 km2, registrando um acréscimo de 9.8% no desmatamento da Amazônia. Para chegar a estes resultados, foram analisadas imagens aéreas feitas por satélites de alta frequência.

O Deter, sistema de detecção de desmatamento realizado em tempo real pelo Inpe, foi o responsável por identificar as regiões degradadas. Este monitoramento conseguiu detectar quais estados brasileiros tiveram mais áreas desflorestadas, entre eles:

Pará – O estado perdeu 532 km2
Mato Grosso – O estado do centro-oeste do Brasil perdeu 268 km2.
Rondônia – O desmatamento na região alcançou 263 km2.
Amazonas – O estado perdeu 167 km2 de floresta no extremo sul.

As informações de Inpe detalham que entre o mês de agosto de 2013 e julho de 2014 a perda do espaço florestal foi de 3.036 km2.



Lei ambiental

De acordo com a pesquisa, a degradação é fomentada, principalmente, pelas práticas que envolvem as atividades agropecuárias e as queimadas. Essas ações são definidas como ilegais e se enquadram nos crimes ambientais.

Vale relembrar que a lei número 6.902, de março de 1981, impõe obrigatoriedade no licenciamento ambiental para as atividades que possam prejudicar a natureza e a lei 9.605, de fevereiro de 1998, trata das punições para este tipo de crime. A legislação fixa as sanções administrativas e penais para as instituições empresariais e pessoas que degradarem o meio ambiente.

Território da floresta

A floresta está localizada na parte norte da América do Sul e ocupa uma área 6,5 milhões de km2.  A Amazônia perpassa os territórios do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela sendo, o Brasil o país que possui a maior extensão territorial, com 85%. Setorialmente, são nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, parte do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão que se encontra essa região verde.

Participação social

Os impasses que envolvem o desmatamento da Amazônia são discutidos em todas as esferas sociais. Existem discussões que se aproximam das questões legislativas e outras que estão direcionadas para a educação ambiental. Independente do foco, reverter o avanço do desmatamento é preciso e requer o entendimento e comprometimento de toda sociedade e não apenas dos ambientalistas.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões