Pesquisa sugere que beber água antes das refeições ajuda a perder peso.
Uma pesquisa realizada pelo Institute for Public Health and Water Reserarch - uma entidade que faz estudos sobre água e saúde pública - sugere que beber água antes das refeições pode ajudar a perder peso.
O estudo revelou que pessoas em processo de dieta podem perder cerca de 2kg a mais caso bebam dois ou três copos de água antes das refeições. O trabalho foi apresentado em um congresso nacional da Sociedade Americana de Química, em Boston. Cerca de 48 adultos, entre 55 e 75 anos de idade, participaram da pesquisa.
Os cientistas dividiram o grupo em dois e, ao longo de 12 semanas, testaram a teoria com apenas um dos grupos. Todos os adultos seguiram dietas de baixa caloria, mas apenas vinte e quatro deles beberam água antes das refeições. Durante o período, o grupo que bebeu água perdeu o equivalente a 7kg enquanto o outro perdeu em média 5kg. Um estudo anterior já havia revelado que beber até dois copos de água antes das refeições faz com que menos calorias sejam consumidas.
Segundo Brenda Davy, uma das autoras da pesquisa, encher o estômago com um líquido sem calorias antes das refeições, ajuda no processo de redução de calorias. "As pessoas deveriam beber mais água e menos bebidas adocicadas e com muita caloria. É uma forma simples de facilitar o controle de peso”, disse ela.
Os benefícios da água
Se você é daquele tipo de pessoa que dificilmente bebe água durante o dia, tente analisar a si mesmo: seus cabelos estão fracos, sua pele está seca ou, ainda mais grave, tem problemas intestinais? Sofre de problemas como hipertensão, cálculos renais ou obesidade? Isso tudo pode ser consequência da pouca quantidade de água ingerida.
A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, transporte e absorção de nutrientes e desintoxicação. Além disso, ela acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater a acne, celulite, estrias e regula a nossa temperatura corporal.
A água realmente ajuda a emagrecer?
A água é responsável por regular o metabolismo das gorduras. Sendo assim, o pouco consumo desse líquido faz com que os depósitos de gordura do nosso corpo aumentem devido ao mau funcionamento do fígado, que é responsável por metabolizá-las e transformá-las em fonte de energia para o organismo.
Os alimentos ricos em água, como as verduras, os legumes e as frutas, ajudam no bom funcionamento dos rins, que eliminam os líquidos reditos no corpo com mais eficiência. Vale ressaltar que as frutas possuem fibras que ajudam na digestão e assim, há um gasto calórico maior.
Pouca água pode provocar retenção de líquidos
No processo de emagrecimento, o controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas maneiras: por intermédio do sistema nervoso - sensação de fome - e pelo sistema digestivo - saciedade. Por isso, a ingestão de água ao longo dia, principalmente antes das refeições, ajuda a manter o estômago "preenchido", reduzindo a "fome".
Quando nosso corpo recebe pouca quantidade de água, ele acaba interpretando isso como uma ameaça. Para compensar essa carência, ocorre a retenção de líquidos, prejudicando o funcionamento do organismo.
Além de auxiliar em dietas de emagrecimento e nos tratamentos de celulite, se misturada com fibras, a água pode ser uma grande aliada no funcionamento adequado dos rins e da bexiga, e consequentemente na eliminação de toxinas.
|