Saúde

Dengue e os perigos do mosquito

A  A  A     

 

O verão está chegando e, como nos últimos anos, cresce a preocupação de boa parte do Brasil com os riscos de uma epidemia de dengue. No Paraná, 94 municípios já estão em estado de alerta, com 12 deles apresentando alto risco epidemiológico. Em São Paulo, as cidades de São Sebastião, Bananal e Potim também acenderam o sinal amarelo, e a promessa é de reforço no combate à doença na região. Mas o que fazer nesse período em que as chuvas são mais intensas, e o ambiente fica mais propício para o desenvolvimento da doença?

A medida mais simples para a prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito Aedes Aegyptis. Nesse caso, a dica é não deixar água parada, principalmente limpa, exposta ao tempo, em qualquer tipo de recipiente. Ou seja, o melhor é manter caixas d'água, cisternas, tanques e barris fechados, com tampa adequada. Além disso, remova qualquer obstáculo que impeça a água da chuva de correr pelas calhas da casa. Se tiver vaso de plantas, encha os pratinhos com areia. Caso tenha esquecido, remova logo a água e limpe bem o prato com escova, água e sabão.

O lixo é outro potencial armazenador de água. Por isso, coloque-o em sacos plásticos e deixe a lixeira bem fechada, armazenando tudo o que possa acumular água, como garrafas, copos, latas e potes. É importante deixar o saco de lixo longe de animais e mantê-lo bem fechado até a sua coleta.

Conheça os sintomas e as formas de tratamento da dengue

Mesmo com toda a preocupação para evitar a proliferação da dengue, é importante que se tenha conhecimento dos sintomas da doença. Em geral, a suspeita de contágio começa no primeiro sinal de febre aguda com duração de até uma semana. Essa febre também deve ser acompanhada de, pelo menos, dois outros sintomas: dor de cabeça, musculares, nas juntas ou atrás dos olhos, vermelhidão no corpo ou prostração.

É importante ficar atento também aos sintomas de dengue hemorrágica. Inicialmente, os sinais são os mesmos de uma dengue comum, mas pioram a partir do terceiro ou quarto dia, com o surgimento de hemorragias nasais, urinárias, gastrointestinais ou em outros órgãos internos. Mais do que na dengue comum, é fundamental que o paciente receba tratamento com rapidez, podendo levar à morte.

De qualquer forma, na primeira suspeita de dengue, corra para um posto médico ou hospital. Lá, os médicos vão indicar o melhor tratamento a ser realizado para  cada caso. O tratamento da dengue exige repouso e a ingestão de muito líquido, sendo utilizados também remédios antitérmicos.

Não se automedique e, sob suspeita de dengue, nunca tome remédios à base de ácido acetil salicílico, que podem provocar sangramentos. O tratamento médio de dengue pode levar até 10 dias, com o paciente sentindo as primeiras melhoras em quatro dias após o surgimento dos sintomas.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões