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Relaxe com o Tai Chi Chuan

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24 de julho de 2014

Os taoístas eram filósofos chineses que desenvolveram técnicas de artes marciais para melhorar a saúde e se protegerem do ataque de animais selvagens. Os princípios que regiam essa arte eram o Yin (o feminino) e Yang (o masculino), os quais, segundo eles, eram acessados por meio da meditação e da prática de exercícios físicos e respiratórios.

O tai chi é composto de movimentos circulares feitos com o auxílio da respiração que relaxam à medida que são praticados. Os movimentos são contínuos e desenvolvem o alongamento do corpo ativando a circulação. Como trabalha a respiração, o tai chi fortalece a musculatura e beneficia o coração e a circulação sanguínea. A princípio, qualquer pessoa pode praticar o tai chi porque oferece baixíssimo risco para a saúde. Quando praticado sem orientação pode provocar lesões nas articulações.

Em média, queimam-se 300 calorias em uma hora de exercício e o tai chi chuan pode ser praticado por pessoas em todas as idades. É aconselhável usar roupas leves e que facilitem a transpiração. Como são feitos exercícios de relaxamento, pessoas que vivem sob grande estresse sentirão bem-estar ao praticarem.

Um pouco de história

Há milhares de anos, os chineses precisavam enfrentar os perigos dos animais selvagens e as baixas temperaturas para buscar alimentos. Para sobreviveram à neve e às feras, os taoístas desenvolveram técnicas de artes marciais para melhorar a saúde e se protegerem do ataque de animais selvagens. Um chinês chamado Cheung San Fung procurava adaptar uma arte marcial para uso dos taoístas, e foi observando os hábitos de animais de vida longa como as tartarugas e as garças, que ele desenvolveu o tai chi chuan.

Mas com a observação de outros animais como a cobra, que atacava suas presas com movimentos circulares, que a arte foi adaptada. Foi desenvolvido então, um sistema de autodefesa baseado nesses movimentos. Ao longo dos séculos, o tai chi chuan foi adaptado por muitos outros mestres chineses até ser o que é hoje.

Benefícios da prática

Estudos realizados por médicos americanos apontaram que de todas as artes terapêuticas, o tai chi chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido. Ele não só relaxa como também abaixa a pressão sangüínea, estimula a circulação, enrijece os músculos, flexibiliza as juntas e fortalece o sistema imunológico. Na China é comum observar homens e mulheres de todas as idades praticando tai chi chuan nos parques pela manhã. A prática é prescrita como tratamento para pessoas com artrite, doenças do coração, pressão alta, entre outras.

Links relacionados:

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan
Centro Cultural Tao



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