Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que parece que o mar é azul se sabemos que a água é transparente?

A  A  A     

28 de julho de 2014

Vamos desvendar este mistério?

Existem dois aspectos a serem analisados nessa questão: o primeiro se refere à dispersão luminosa que ocorre segundo os parâmetros e cada material. As ondas luminosas, incidindo sobre certa superfície, "penetram" um pouco no objeto: umas são absorvidas, outras se difundem.

A sensação de cor nos é dada pela luz difundida, que atinge a nossa visão. Portanto, a cor do objeto é determinada pelas ondas luminosas que ele não absorve. O negro não é uma cor, é a ausência de todas as cores, pois absorve todas as radiações.

Uma folha de papel branco difunde todas as cores, por isso nós a vemos como branca. Um vidro é incolor e transparente porque deixa passar todas as radiações.

A água do mar é transparente. Mas, quando olhamos o mar, ele parece azul, verde ou cinzento. A dispersão da luz se dá em uma dessas formas, dependendo da cor da terra ou das algas existentes naquele trecho ou localização específica.

Além disso, há um segundo aspecto que devemos considerar: a reflexão da região acima da água, uma vez que a coloração da água muda de acordo com a cor do céu que nele se reflete. Se o ceú está mais escuro, a tendência é a água seguir esta tonalidade.

Esta pergunta foi respondida pela equipe de professores do serviço Professor Web. 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar