Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

História

Colonização portuguesa e a luta dos inconfidentes contribuíram para a construção da identidade do Brasil.

A  A  A     

20/04/2015 · atualizado em 20/04/2015

A luta dos homens em busca de seus ideais é o motor que faz o mundo girar e a História acontecer. Prova disso são os atos de Pedro Álvares Cabral e Joaquim José da Silva Xavier, que foram atrás de seus objetivos e acabaram por mudar a História.

O navegador português

Pedro Álvares Cabral liderou uma esquadra vinda de Portugal e descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500. Após diversas dificuldades durante o percurso pelo Oceano Atlântico, Cabral desembarcou onde hoje fica o atual estado da Bahia. Ao chegar, encontrou os primeiros habitantes de nossas terras, os índios, e mandou rezar a primeira missa.

Seu feito permitiu aos portugueses o direito de posse das terras brasileiras, que durou mais de três séculos. Assim, Portugal enriqueceu explorando as riquezas minerais e vegetais de sua colônia, como o açúcar, a borracha e o ouro.

A dominação portuguesa ficou especialmente rigorosa em relação à exploração do ouro. Foi criado o Quinto, que determinava que um quinto do ouro extraído das minas brasileiras deveria ir para os cofres da Coroa portuguesa. Aqueles que não cumpriam esta lei recebiam severas punições.

O líder da Inconfidência Mineira

Em 1789, na cidade de Vila Rica, um grupo de pessoas decidiu rebelar-se contra a dominação portuguesa. Eram os participantes do movimento conhecido como Inconfidência Mineira. Animados pelos ideais do Iluminismo, os inconfidentes lutaram pela independência de nosso país.

Tiradentes se tornou uma das figuras mais importantes do movimento, sendo enforcado no Rio de Janeiro.

Pertencia a esse grupo um homem cujo ideal mudaria o rumo da História do Brasil, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.  Sua luta não obteve o resultado esperado, pois os inconfidentes foram delatados e presos. Mas, Tiradentes se tornou uma das figuras mais importantes do movimento, sendo enforcado no Rio de Janeiro.

O enforcamento de Tiradentes, em 21 de abril de 1792, foi realizado em uma praça no centro da cidade que hoje recebe seu nome. Depois de morto, ele foi esquartejado e as partes do seu corpo foram espalhadas nos caminhos para as Minas Gerais.  No entanto, seus ideais de liberdade continuaram a existir, ajudando outros grupos de revolucionários em sua luta contra a opressão portuguesa.

Identidade do Brasil

O dia de Tiradentes – 21 de abril – e o do descobrimento do Brasil – 22 de abril – são duas datas relevantes no calendário cívico dos brasileiros. Os dois acontecimentos marcam as ações de dois homens que foram indispensáveis na construção da identidade do nosso país.

 



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões