11/04/2014 · atualizado em 11/04/2014
Os debates em torno da educação básica no Brasil são sempre complexos e norteados por fatores pedagógicos e institucionais. Uma pesquisa realizada pelo Movimento Todos pela Educação reforça esta afirmativa ao identificar que alguns professores do ensino fundamental e médio estão atuando em áreas diferentes da sua formação.
O estudo realizado com base no Censo Escolar, de 2013, apurou que 67,2% dos docentes que trabalham com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental não são licenciados na área. Ou seja, não possuem a formação específica para lecionar naquela disciplina.
Os dados da investigação são pontuais e revelam que 32,8% dos professores do ensino fundamental possuem diploma na área que ensina. Mais especificamente, os números indicam que entre os 1.354.840 docentes desse segmento apenas 444,127 têm a formação própria para instruir os alunos.
No ensino médio apenas 51,7% dos profissionais estão licenciados nas áreas que atuam.
O ano que ficará marcado na história e na lembrança para sempre.
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